23 abril 2006
Discriminação, não!
Pela Cila do A La Long.
Foi-me feito o desafio para escolher e divulgar uma ONG da minha preferência.
Antes de anunciar uma escolha (haveria tantas) quero começar por expressar um estado de alma.

Se há coisa que me esmaga é a estupidez de alguma suposta inteligência humana. A estupidez daqueles que se acham donos duma qualquer superioridade e que consideram tudo quanto os rodeia menor e desprezível.

Por isso, me preocupam todas as formas de descriminação e a tendência para a uniformização mundial sem que se deixe o mais pequenino espaço (de respeito) para aqueles que querem permanecer diferentes e para aqueles que são o que são e que sendo o que são, assim são e serão…


Dói-me e esmagam-me a alma todas as formas de discriminação. De raça ou género, credo ou religião, condição social, atitude ou postura intelectual… e muitas outras perspectivas de descriminação. Igualmente me ferem os comportamentos sucedâneos da discriminação, como a ânsia voraz das culturas dominantes para tentar liquidar e aniquilar as sociedades que na savana africana, nos desertos australianos ou na mata amazónica persistem em viver de modo diverso.

Assim, a minha escolha poderia recair numa das várias centenas de ONG’s que lutam contra todas e quaisquer formas de discriminação. Em representação de todas, indico uma de forma aleatória… A SOS RACISMO.
 
posted by José at 14:48 | Permalink |


20 Comments:


  • At 23/4/06 18:07, Blogger wind

    Levanto-me e faço-te a vénia. Extraordinário! É de mais gente assim que o mundo precisava. Parabéns! beijos

     
  • At 23/4/06 20:06, Blogger hala_kazam

    muito bem...

    adorei este post

    *beijos*

     
  • At 23/4/06 20:55, Blogger isabel mendes ferreira

    magnifico José. mt. bem assinalado...para acordar consciências... neste tempo estranho...


    beijo.

     
  • At 23/4/06 21:38, Blogger Mónica Lice

    Subscrevo inteiramente!

    Abraço!

     
  • At 24/4/06 00:00, Blogger LM

    Na mouche!
    Beijinho

     
  • At 24/4/06 00:00, Blogger Alien8

    Estive para escolher a mesma, mas acabei por optar pela Amnistia Internacional. Ainda bem que a SOS RACISMO merece o teu destaque. Quanto ao resto do post, tens toda a razão. Há que combater a permanente intoxicação ideológica que tende a estreitar-nos os horizontes e os padrões, até sermos cópias de nós mesmos, satisfeitos por os outros serem iguais a nós.
    Bom regresso!

     
  • At 24/4/06 00:04, Blogger Dark-me

    Espectacular!!!
    Gostei mto e concordo ctg!
    jinhos

     
  • At 24/4/06 02:34, Blogger Mana Má

    Ainda não consegui perceber o porquê do racismo...é que se ainda se ganhasse dinheiro com isso... talvez iria dar jeito para muitas pessoas da nossa sociedade !!!
    Bom post!!

    Um Mau Dia! ;)

     
  • At 24/4/06 09:34, Blogger Maria P.

    Bravo!!

     
  • At 24/4/06 13:09, Blogger Tetracloro

    José, só mudas de assunto e febras nada.
    Tou a ver que as miudas do cruzeiro tinham todas idade para ser tuas mães.
    Eu bem comecei a desconfiar quando disses-te que leste os 4 livros que levas-te. Tu não és dado a tanta leitura com outros entretenimentos por perto ;)

     
  • At 24/4/06 18:50, Blogger Sol

    1st time in your blog.

    Gostei do post! Subscrevo.

     
  • At 24/4/06 19:00, Blogger Jesus da Terra

    O meu Blog pifou, andei a inventar e foi-se.
    Agora é
    http://jesus-da-terra.blogspot.com/
    um abraço

     
  • At 24/4/06 21:41, Blogger BlueShell

    gostei de ler...Não te conhecia.
    Um beijo apenas…os outros estão reservados…já!
    BShell…0o0o0o0oo00ooo0o0o0o0ooo0o0o0oo0o

     
  • At 24/4/06 21:45, Blogger José

    wind,
    obrigado
    jinhos

    hala_kazan,
    obrigado
    jinhos

    mendes ferreira,
    obrigado. foi sentido.
    jinhos

    a lice,
    é bom saber que não estamos sós...
    jinhos

    lm,
    é bom saber. obrigado.
    jinhos

    alien8,
    pode ser que os blogs ajudem...
    abraço

    dark-me,
    obrigado.
    jinhos

    mana má,
    é isso. o racismo é um acto terrorista porque gratuito. obrigado.
    jinhos

    maria p.
    obrigado
    jinhos

    tetra,
    ai tetra, tetra... se soubesses... agora só olhavas pra miúdas com mais de cinquenta... ui ui... hehehe...
    abraço

    sol,
    obrigado
    jinhos

    jesus da terra,
    acontece... mas sempre podias fazer um milagre... lol
    abraço

     
  • At 24/4/06 21:46, Blogger José

    blueshell,
    se estão reservados... ficou só com um... lol
    obrigada
    jinhos

     
  • At 26/4/06 11:54, Blogger Ouvinte

    Muito boa escolha, também seria certamente uma das minhas favoritas ... O RACISMO é uma m...

    ;)

     
  • At 26/4/06 13:50, Blogger Paixão

    Muito bem escrito.
    Estou em total acordo contigo.
    Costumo dizer que o que me espanta não são as diferenças, porque estas são intrínsecas ao ser humano, como ser animal e como ser social. Espanta-me é que ainda haja tantas pessoas que teimam em manter padrões para se sentirem protegidas pela igualdade. Mentes pequenas...

    beijos

     
  • At 27/4/06 21:50, Blogger Cecília Longo

    josé
    obrigado por teres aceite:)
    Gostei da escolha...anti discriminaçao :)....nem imaginas o quanto me toca:)
    Beijinhos

     
  • At 28/4/06 11:25, Blogger José

    ouvinte,
    pena é que haja uns sacanas que estraguam tudo...

    paixão,
    obrigada. o combate às descriminações (sejam de que natureza forem) será uma causa que terá sempre o meu apoio.
    jinhos

    cila,
    tendo sido tu a minha desafiante fico feliz por saber que não frustei as tuas expectativas. porque pertenço a uma especie de denominador comum da "massa" anónima dominante nunca fui vítima de qualquer discriminação registável... mas quando vejo actos de discriminação (de qualquer natureza) mando o meu anjo da guarda dar uma volta e entro em roda livre... é coisa que não suporto.
    jinhos

     
  • At 2/5/06 00:25, Blogger Alien David Sousa

    Eu escolhi a Associação Acreditar, mas cheguei a pesar na SOS racismo porque já tinha feito uns anúncios para a associação.Assim, optei por outra, é mais ético.