28 abril 2006
Julgar não é fácil...
Se há coisa que anda para aí nas horas da amargura é a nossa justiça… de tão perra e inoperante, ao respectivo Ministério, em rigor, se deveria chamar da Injustiça.
Mas mesmo que a máquina funcionasse bem, não pensem que é fácil julgar… ora, atentem a este extracto da famigerada obra de Miguel Cervantes, “D. Quixote de La Mancha”.
(…)
- Senhor: um rio caudaloso dividia dois campos de um mesmo senhorio (atenda-me Vossa Mercê, porque o caso é de importância e bastante dificultoso). Nesse rio havia uma ponte, ao cabo da qual ficava uma porta e uma espécie de tribunal em que estavam habitualmente quatro juízes que julgavam segundo a lei imposta pelo dono do rio, da ponte e das terras, que era da seguinte forma: se alguém passar por esta ponte, de uma parte para a outra, há-de dizer primeiro, debaixo de juramento, onde é que vai; e, se jurar a verdade, deixam-no passar, e, se disser mentira, morra por elo de morte natural, na forca que ali se ostenta, sem remissão alguma. Sabida esta lei, e a sua rigorosa condição, passaram muitos, e logo, no que juravam, se mostrava que diziam a verdade, e os juízes, então, deixavam-nos passar livremente. Sucedeu, pois, que, tomando juramento a um homem, este jurou, e disse que fazia este juramento só para morrer na forca que ali estava e não para outra coisa. Repontaram os juízes com o caso, e disseram: Se deixamos passar este homem livremente, ele mentiu no seu juramento, e, portanto, deve morrer; e, se o enforcamos, ele jurou que ia morrer naquela forca, e, tendo jurado a verdade, pela mesma lei deve ficar livre. Pergunta-se a Vossa Mercê, Senhor Governador: Que hão-de fazer os juízes a este homem, acerca do qual estão ainda até agora duvidosos e suspensos? (…)

Podem lavrar os vossos palpites…
 
posted by José at 13:56 | Permalink |


14 Comments:


  • At 28/4/06 17:59, Blogger Alien8

    José,
    Ora aí está um dilema dos antigos, contado com a graça que Cervantes e poucos mais eram capazes, ao tempo, de dar aos textos. Noto que a justiça era feita de acordo com as leis do dono das coisas... pouco mudou, não?
    Lembro-me de uma frase: "A justiça será feita no dia em que o justiçado puder dizer como terá de ser feita a justiça". Dá que pensar, hem?
    Bom fim de semana.

     
  • At 28/4/06 18:59, Blogger Meia Lua

    Cervantes à parte, o melhor que podemos fazer como mortais é não julgar... nunca sabemos o que faríamos no lugar de alguém e nas mesmas circunstâncias até que lá estejamos... é o que eu penso. bjinho :*

     
  • At 28/4/06 21:02, Blogger wind

    Boa pergunta e dilema:) Cada um sabe de si.
    Ambos os raciocinios estão certos, logo, "venha o diabo e escolha":) beijos

     
  • At 29/4/06 00:02, Blogger LM

    O homem falou verdade,caramba!
    (Naquela época já se arquivariam processos??)
    Beijinho

     
  • At 29/4/06 13:59, Blogger hala_kazam

    a verdade tem varias faces...

    cabe a nossa consiencia fazer o que esta certo

    *beijoes*

    bom fim de semana

     
  • At 29/4/06 23:18, Blogger Tetracloro

    Eu acho que ele deve ser metido em Guantanamo e torturado severamente.

    Abraço.

     
  • At 30/4/06 16:53, Blogger isabel mendes ferreira

    todo o julgamento é um "acordo" sobre a verdade. a possível e provável verdade.


    boa tarde J.

    bom post para julgar a justiça injustiçada.


    isa.

     
  • At 1/5/06 21:01, Blogger Ana

    Quando se julga é preciso ter muito bem a noção daquilo que se está a fazer!

     
  • At 1/5/06 22:01, Blogger Cecília Longo

    jose
    o dia do trabalhador deu-te para pensar no binomio justiça /injustiça.... um tema em q o acordo será sempre dificil...

    espero no entanto q o dia tenha sido tranquilo c a justiça feita da tua consciencia tranquila

     
  • At 1/5/06 22:29, Blogger Alexandre o Grande

    Eu acho que neste caso tanto faz: mesmo que ele diga a verdade deve se morto, já que é a vontade dele.
    Eu sou a favor da eutanásia e também da pena de morte.
    Já agora, já que o man queria morrer, que se atirasse ao ria e não incomodava nem gastava dinheiros públicos. :)

     
  • At 1/5/06 23:46, Blogger Mónica Lice

    Só para te desejar uma excelente semana!

    Abraço!:)

     
  • At 2/5/06 00:22, Blogger Alien David Sousa

    Eu não julgo para não ser julgado...eh a não ser que seja essa a minha profissão. Já não vinha até ao teu cantinho à uns tempos foi refrescante e ao mesmo tempo, bolas, querias muito de mim, sou um mero Alien!
    Fica bem

     
  • At 2/5/06 11:25, Blogger José

    alien8,
    o génio e a ironia de cervantes...
    "a justiça era feita de acordo com as leis do dono das coisas... pouco mudou, não?"... disseste-o e bem.
    abraço

    meia lua,
    sábias palavras... ainda temos muito caminho a percorrer para chegar a uma justiça minimamente aceitável e tolerável... não sei se lá chegaremos?... apesar do caminho parecer tão pantanoso... não há como não tentar...
    jinhos

    wind,
    "cada um sabe de si", disseste. aqui está uma das componente que tem faltado a quem se acha justiceiro...

    lm,
    lol... ora, aí está uma saída "airosa"... lol...
    jinhos

    hala_kazan,
    falta resolver o problema dos que a têm desestruturada... dos que acham que os fins justificam os meios ou dos que sistematicamente procuram falhas no sistema para dele beneficiarem à custa de outrem...
    mas isto um dia vai lá... lol
    jinhos

    tetra,
    hummm?... tás um cadinho radical... não?
    abraço

    mendes ferreira,
    isso é. o problema depois, são os maus acordos... lol
    jinhos

    ana,
    e, acima de tudo, evitar excessos... a pressa e a demora a julgar, por exemplo, não me parece que dêem bons resultados...
    jinhos

    cila,
    o post foi mais um desabafo a uma pretensa (para não errar deixa-me dizer assim) injustiça de que me acho alvo... nada de grave... mas pronto... sinto-me um pouquinho injustiçado e saltou-me este desabafo... ainda bem que fui soft e não me saltou a tampa... lol... porque para tanta injustiça que há no mundo a minha até parece ridícula...
    ... ok... pronto... já passou... lol
    jinhos

    alex,
    calma pá. eutanásia?... francamente, não sei. tento, esforço-me, para tentar compreender...
    pena de morte, nunca.
    nunca, nunca. e não discuto.
    abraço

    a lice,
    obrigado. tanto mais que esta é uma semana importante para mim...
    jinhos

    alien david sousa,
    obrigado. volta sempre.
    abraço

     
  • At 1/6/06 01:08, Blogger redonda

    in dubio pro reo
    deixava o homem ir em liberdade...