24 maio 2007
A capela de balsemão e o senhor conde
No lugar de Balsemão, junto a Lamego, existe a Capela de São Pedro de Balsemão. Apesar de modificada ao longo dos tempos, a sua construção remonta ao período visigótico. Sabe-se que no século X foi objecto de importante remodelação. Várias outras remodelações estão devidamente identificadas, o que lhe introduziram modificações substanciais ao inicialmente edificado. É, com certeza, um dos templos cristãos mais antigos da Península Ibérica. Apesar do seu tamanho reduzido conta uma longa história.
A sua vetustez encontra-se, actualmente, minimizada, fruto do último restauro que sofreu, processado na primeira metade do século XX.


O conde e o conde pequenino - Ao fundo da capela de Balsemão, nos cantos inferiores, encontram-se duas caveiras, uma de cada lado.
Conta-se que um dia um casal de turistas, de visita à capela de Balsemão, terá interrogado a funcionária do local de quem seria a caveira ali colocada – referia-se à que se encontrava colocada no canto inferior da parte Nascente.
A funcionária, a quem nunca haviam colocado tal questão e não querendo passar por ignorante, respondeu, de pronto, que se trataria dos restos mortais do "senhor conde de Balsemão".
Porém, o casal ao reparar que no canto contrário se encontrava uma outra caveira de tamanho, notoriamente, inferior questionou, de imediato, a sua interlocutora:
- Então e aquela caveira ali, mais pequena, do outro lado, de quem é?
Resposta pronta da solicita funcionária: - então, aquela, ali, é a do senhor conde de Balsemão quando era pequenino.
 
posted by José at 23:23 | Permalink |


4 Comments:


  • At 25/5/07 01:23, Blogger InConfidências

    E tão bom vir aqui te ler, mesmo não entendo nada sobre “a capela de balsemão” Tua amiga ta sem tempo, e ta triste por isso mais palavras dos outros que minhas.
    E eu fiquei sorrindo aqui..

    Tudo de bom. Hoje, amanhã e sempre!

     
  • At 25/5/07 23:57, Blogger Gi

    Sítio bonito esse. Um bocadinho de história que aqui deixaste. Não conhecia.
    Essas histórias dos esqueletos estão um pouco por todo o lado, ouvi uma id~entica em Óbidos. também havia quem vendesse aos turistas um esqueleto de um individuo em adulto mas se não quisesse gastar tanto sempre podia levar o esqueleto de quando ele era pequenino :) Terão aocntecido ou serão mitos? Bom seja o que fôr dá para rir um bocadinho.

    Vou entrar em período sabático meia dúzia de dias a partir de Domingo. Vou dar descanso ao pessoal :)

    beijinhos

     
  • At 26/5/07 01:13, Blogger InConfidências

    José,

    A tristeza ta passando aos poucos.
    E como na canção de Lennon,
    espero não estar só.
    E não estou só. Nunca estarei.
    E espero que você não se perca
    do meu caminho.

     
  • At 26/5/07 19:51, Blogger José

    C_britto,
    Como vocês aí dizem: "bota a tristeza pra lá"... sorria (mesmo não estando na Bahia).
    Beijinhos

    Gi,
    Descanso, pois então. Quem tanto produz tem direito, justo, a descanso.
    Bom descanso.
    Beijinhos