12 junho 2007
Maria, la portuguesa
Há mais de 200 países representados na Assembleia Geral das Nações Unidas. De, entre esses, mais de 200 países, Portugal está seguramente no grupo dos 30 mais desenvolvidos. Em alguns dos parâmetros pelos quais se mede o desenvolvimento humano estamos, mesmo, entre os primeiros.
Bem sei que não atravessamos os dias mais felizes da nossa história... mas também, caramba... será isso, só por si, razão para tanto pessimismo?
Os portugueses foram capazes de escrever algumas das páginas mais belas da história da humanidade. Será que, hoje, não seremos capazes de ultrapassar o nosso secular pessimismo? Será que, hoje, não seremos capazes de mudar, junto dos outros, a nossa tradicional imagem fatalista e de eterna tristeza?
Trabalho num sector em que, seguramente, não somos os “primeiríssimos” no mundo mas pelo sector onde trabalho, Portugal tem sido indicado como um exemplo a seguir aos 12 mais recentes estados da União Europeia. E eles têm cá vindo estudar o nosso desempenho, nesse sector, e têm procurado adaptá-lo à sua realidade. É que no sector a que me refiro nunca nenhum país tinha recuperado tanto tempo perdido em tão pouco tempo...
Sei, também, que os países do Norte da Europa (os tais da 1ª linha) têm seguido e olhado com muita atenção o nosso SIMPLEX (programa de desburocratização da administração pública). Admiram a experiência e estão dispostos a aprender com ela...
Entretanto, nós, lá vamos rindo jocosamente do que fazemos bem e lamentando o que ainda não fazemos melhor...
Passemos à “Maria, la portuguesa” (Carlos Cano)...
 
posted by José at 23:05 | Permalink |


7 Comments:


  • At 13/6/07 00:04, Blogger Alexandre o Grande

    Isso é tapar o Sol com a peneira.
    Cada vez somos mais atrasados e a culpa é dos teus amigos.
    Ainda não te apercebeste porque andas entretido com as tuas amigas Brasileiras. ;)

     
  • At 13/6/07 01:54, Blogger InConfidências

    “amigas Brasileiras.”(risos..)
    Toc, toc...tem gente precisando de amigos por aí?
    Ou é falta de um sincero Toque de Amiga (os), o que mais tem por aí é gente sem "amiga” (os) para dar aquele toque legal que está faltando.

    Desculpa José, hoje tive que me desviar do assunto da postagem!

    Abraços.

     
  • At 13/6/07 01:58, Blogger Paulo

    Maria, la portuguesa....Gostei!
    Abraço
    Paulo

     
  • At 13/6/07 11:32, Blogger José

    Alex,
    Pois é, o problema não é de amigos nem meios amigos, o problema é mesmo de falta de auto estima. Por mim, não me resigno ao fatalismo de acharmos que somos piores que os outros porque não somos. Nem gosto de me equivocar... o essencial não está no foguetório nem na espuma dos dias, o essencial está no que é perene e duradouro.
    Cotoveleiras?... hehehe... Vais ao Costa alfaiate qu ele tem lá disso... hehehe...
    Abração

    Con,
    ... hehehe...rs...
    Beijinhos

    Paulo,
    Abraço

     
  • At 14/6/07 00:36, Blogger Tetracloro

    Concordo e assino por baixo. E a sociedade Portuguesa está a aperceber-se do que de bem está a ser feito. O Alex devia começar a ouvir menos a cassete do prof do café de esquina.

     
  • At 14/6/07 20:24, Blogger Carioca

    Só é pena que o "simplex" seja um "complex" para o povo. A evolução de um país mede-se pelo bom nível de vida do povo, e não pelo bom nível de vida de alguns à custa dele.

     
  • At 21/6/07 02:19, Blogger José

    Tetra,
    Dá-lhe forte... hehehe...
    Abraço

    Carioca,
    Um dia explico melhor... hehehe...
    Beijinhos