09 maio 2007
Três pontes e três flores
Pronto, agora, apanhei-lhe o gosto. Passo a vida a disparar (hehehe...). Podia-me dar para pior... enquanto não dá, aí ficam mais umas fotos. E como dizia Fernando Pessoa, "pensar é estar doente dos olhos", como, hoje, não me apetece pensar deixo, também, umas pequenas notas. Os pensamentos hão-de chegar...





Três pontes no Douro
Os concelhos de Lamego e da Régua estão unidos pelo rio Douro (sim, que os rios unem e não separam). Três pontes, de diferentes épocas, permitem os acessos entre ambos os concelhos. Aqui fica uma foto de cada uma delas para memória futura.


Antiga ponte rodoviária (mais que centenária). Encontra-se, actualmente, desactivada. O figo sou eu... estou quase, quase, maduro (hehehe...). Quando amadurecer podem tirar (hehehe...).




A chamada ponte da CP, construída, durante a primeira Republica, com o objectivo de permitir a passagem do comboio que faria a ligação entre a Régua e Lamego. Porém, o comboio nunca viria a chegar a esta última. Isto é o que se chama perder o comboio antes dele chegar. A ponte tem, hoje, uso rodoviário. A papoila fez questão de ficar na foto.




Ponte Miguel Torga. Inaugurada em 1998 por António Guterres (saravah, António) e pelos, então, presidentes da Câmara de Lamego e da Régua. É a mais imponente das três e serve de suporte à auto-estrada (A24) que liga Viseu a Chaves. Baptizada de Miguel Torga em homenagem àquele que foi um dos maiores paladinos do Douro.




Três flores do Douro
Uma é minha, outra é tua, outra é de quem a apanhar...



 
posted by José at 10:40 | Permalink |


12 Comments:


  • At 9/5/07 11:36, Blogger Ana

    Hmmm... Que bagas são as que aparecem na primeira foto??

     
  • At 9/5/07 12:47, Blogger Mel

    hehe
    conheço tãoooo bem as pontes!!
    ainda hoje as vi

     
  • At 9/5/07 14:18, Blogger Mel

    mas a ponte velha não era para o comboio? quem vai para lamego pela estrada nacional via-se do outro lado a "estrada" que supostamente seria para os carris, pelo menos é o que me "ensinaram", e fiquei sempre na ideia que a velha é que era para o comboio, há algumas fotos que mostram a ponte com pessoas a pé e com carros de bois que levavam as pipas, com carros nunca vi

     
  • At 9/5/07 15:35, Blogger José

    Ana,
    Por incrível que pareça as tais "bagas" que aperecem na primeira foto são de um arbusto rasteiro (infelizmente não sei o nome), o seu tamanho real é ligeiramente menor que na foto, o "close up" dá a ideia de árvore e de frutos, mas não são.

    Immortal,
    ... hehehe... já sei que és duriense (muito prazer). Também sei que vais de comboio do Porto até ao Pocinho... hehehe... e que às vezes vais de pé... ohohoh (li no teu post).

    Immortal,
    Não, a ponte velha (a de ferro) que está desactivada era rodoviária e pedonal. De facto há fotos (muito giras, por sinal) onde se vêm os carros de bois carregados de pipas a atrevessar o rio por essa ponte. Um dia que arranje uma publico-a.
    A que foi construída para o comboio está transformada em ponte rodoviária (é a segunda nas fotos). Com a degradação da de ferro e como a da CP estava disponível, o trânsito foi transferido para esta última. Sim, a linha de comboio foi totalmente construída entre a Régua e Lamego, o comboio é que nunca chegou a lá passar. Esse caminho é conhecido pelo caminho da linha e em Lamego a estação (lugar da estação, como é conhecido) está transformada em Central de camionagem. Também é verdade que o caminho da linha ainda hoje existe entre a Régua e Lamego, aliás, junto à barragem do Varoso também existe uma ponte, com dimensão assinalável, muito bonita (e em curva) parecida com a do rio Douro. Por essa é que nunca, nem comboios, nem carros, lá passaram (está virgem... hehehe).
    Um pormenor. No jardim da República, em frente à Câmara de Lamego, há um painel de azulejos com a tal ponte sobre o Douro (onde hoje passa o trânsito rodoviário) em que se vê o comboio a atrevessá-la. Um dia que passes por lá, vai ver esse painel. Tem mais piada sabendo-se que o comboio nunca chegou a Lamego.
    Beijinhos

     
  • At 9/5/07 18:01, Blogger Mel

    atão...eram futuristas e o mais certo é que a linha se não tivesse chegado a viseu estava já desactivada ou como a do corgo...conheço bem a estação mas nunca me lembrei que era por causa de supostamente ter sido para o comboio!lol
    não tou a ver qual é essa ponte no varosa, lá perto da barragem só a de balsemão...
    nã...eu não sigo para o pocinho!!a linha do douro é que vai do porto ao pocinho, eu não :)

     
  • At 9/5/07 21:03, Blogger José

    Immortal,
    ... hehehe... ó diabo... és duriense, andas de comboio na linha do Douro, conheces a Régua, conheces Lamego, conhece a linha, conheces as pontes... ó diablo... hehehe... que conheces mais? queres ver, queres ver... hehehe...
    Acho que tenho uma foto da tal ponte do Varosa. Se tiver publico-a para ti... hehehe... essa ponte fica junto à central da EDP no Varosa, não, não se vê da estrada nacional.
    Jinhos

     
  • At 9/5/07 22:50, Blogger Mel

    agora ri-me bem!!

     
  • At 9/5/07 23:25, Blogger José

    Immortal,
    ... hehehe... andas-me a fintar... hehehe...
    Beijinhos

     
  • At 10/5/07 14:49, Blogger Gi

    Já ontem passei por aqui e estive a ler. A ti e aos comentários, infelizmente, pormanifesta falta de tempo a que se junta uma anomalis qualquer no computador, tenho estado inibida de fazer comentários, até no meu! Não reconhece a password para entrar :(

    Tenho a dizer-te que andas muito inspirado e os teus posts todos estão um "must". Gostei do passeio.

    Um beijinho José

     
  • At 10/5/07 22:52, Blogger Meia Lua

    Eu apanho as 3 ultimas!!!
    Lindas... belo post... beijinhos e boa noite`*

     
  • At 11/5/07 01:03, Blogger José

    Gi,
    Agora deixaste-me sem palavras. Obrigado pela bondade.
    Beijinhos

    Meia Lua,
    Pois, fizeste muito bem. Obrigado, és muito gentil.
    Beijinhos

     
  • At 28/5/08 23:05, Blogger fernando manuel henriques fernandes

    caros "navegantes", posso dizer-lhes que para além deste projecto de linha Regua/Lamego, muitos outros existiram no papel, só que nunca avançaram, infelizmente. falo-vos como ex-ferroviário que já li alguma dessa história. agora falo-vos do cº Larmanjat, consultem no Google e riam-se c/ as aventuras geradas pelo cº ainda no sec. xix. Fernando