At 9/5/07 11:36, Unknown
At 9/5/07 12:47, Mel
At 9/5/07 14:18, Mel
mas a ponte velha não era para o comboio? quem vai para lamego pela estrada nacional via-se do outro lado a "estrada" que supostamente seria para os carris, pelo menos é o que me "ensinaram", e fiquei sempre na ideia que a velha é que era para o comboio, há algumas fotos que mostram a ponte com pessoas a pé e com carros de bois que levavam as pipas, com carros nunca vi
At 9/5/07 15:35, José
Ana,
Por incrível que pareça as tais "bagas" que aperecem na primeira foto são de um arbusto rasteiro (infelizmente não sei o nome), o seu tamanho real é ligeiramente menor que na foto, o "close up" dá a ideia de árvore e de frutos, mas não são.
Immortal,
... hehehe... já sei que és duriense (muito prazer). Também sei que vais de comboio do Porto até ao Pocinho... hehehe... e que às vezes vais de pé... ohohoh (li no teu post).
Immortal,
Não, a ponte velha (a de ferro) que está desactivada era rodoviária e pedonal. De facto há fotos (muito giras, por sinal) onde se vêm os carros de bois carregados de pipas a atrevessar o rio por essa ponte. Um dia que arranje uma publico-a.
A que foi construída para o comboio está transformada em ponte rodoviária (é a segunda nas fotos). Com a degradação da de ferro e como a da CP estava disponível, o trânsito foi transferido para esta última. Sim, a linha de comboio foi totalmente construída entre a Régua e Lamego, o comboio é que nunca chegou a lá passar. Esse caminho é conhecido pelo caminho da linha e em Lamego a estação (lugar da estação, como é conhecido) está transformada em Central de camionagem. Também é verdade que o caminho da linha ainda hoje existe entre a Régua e Lamego, aliás, junto à barragem do Varoso também existe uma ponte, com dimensão assinalável, muito bonita (e em curva) parecida com a do rio Douro. Por essa é que nunca, nem comboios, nem carros, lá passaram (está virgem... hehehe).
Um pormenor. No jardim da República, em frente à Câmara de Lamego, há um painel de azulejos com a tal ponte sobre o Douro (onde hoje passa o trânsito rodoviário) em que se vê o comboio a atrevessá-la. Um dia que passes por lá, vai ver esse painel. Tem mais piada sabendo-se que o comboio nunca chegou a Lamego.
Beijinhos
At 9/5/07 18:01, Mel
atão...eram futuristas e o mais certo é que a linha se não tivesse chegado a viseu estava já desactivada ou como a do corgo...conheço bem a estação mas nunca me lembrei que era por causa de supostamente ter sido para o comboio!lol
não tou a ver qual é essa ponte no varosa, lá perto da barragem só a de balsemão...
nã...eu não sigo para o pocinho!!a linha do douro é que vai do porto ao pocinho, eu não :)
At 9/5/07 21:03, José
Immortal,
... hehehe... ó diabo... és duriense, andas de comboio na linha do Douro, conheces a Régua, conheces Lamego, conhece a linha, conheces as pontes... ó diablo... hehehe... que conheces mais? queres ver, queres ver... hehehe...
Acho que tenho uma foto da tal ponte do Varosa. Se tiver publico-a para ti... hehehe... essa ponte fica junto à central da EDP no Varosa, não, não se vê da estrada nacional.
Jinhos
At 9/5/07 22:50, Mel
At 9/5/07 23:25, José
At 10/5/07 14:49, Gi
Já ontem passei por aqui e estive a ler. A ti e aos comentários, infelizmente, pormanifesta falta de tempo a que se junta uma anomalis qualquer no computador, tenho estado inibida de fazer comentários, até no meu! Não reconhece a password para entrar :(
Tenho a dizer-te que andas muito inspirado e os teus posts todos estão um "must". Gostei do passeio.
Um beijinho José
At 11/5/07 01:03, José
At 28/5/08 23:05, fernando manuel henriques fernandes
caros "navegantes", posso dizer-lhes que para além deste projecto de linha Regua/Lamego, muitos outros existiram no papel, só que nunca avançaram, infelizmente. falo-vos como ex-ferroviário que já li alguma dessa história. agora falo-vos do cº Larmanjat, consultem no Google e riam-se c/ as aventuras geradas pelo cº ainda no sec. xix. Fernando
Hmmm... Que bagas são as que aparecem na primeira foto??