24 maio 2006
O complicómetro
Às vezes temos apagões de raciocínio perfeitamente desconchavados. Outras vezes somos perfeitamente desconchavados a transformar o evidente na mais complexa e abstrusa teoria existencial.
É como se todos tivéssemos um complicómetro (uns mais, outros menos) dentro de nós. Refiro isto porque me voltei a lembrar de Sir Arthur Conan Doyle.
Embora com barbas e muito generalizada, aqui fica a história.


Sherlock Holmes e o Dr Watson estão acampados em plena selva. Holmes acorda no meio da noite, agitado.
- WATSON! - grita ele.
O bom e prestativo Watson desperta, assustado.
- O que foi Holmes?
- Olhe para o céu e diga-me o que você vê!
Watson esfrega os olhos, sonolento:
- Vejo milhões de estrelas, Holmes.
- E o que você deduz disso?
- Bem, do ponto-de-vista astronômico, que há milhões de galáxias e potencialmente bilhões de planetas. Do ponto-de-vista teológico, que Deus e Seu Universo são infinitos; e, do ponto-de-vista meteorológico, que teremos um dia lindo amanhã.
Watson faz uma pequena pausa e vira-se para Holmes:
- E você, o que deduz disso?
Sherlock acende o cachimbo, dá uma longa baforada e responde.
- Elementar, meu caro: roubaram a nossa barraca.
 
posted by José at 15:25 | Permalink |


11 Comments:


  • At 24/5/06 19:37, Blogger claudia

    Engraçado eu uso muito essa palavra:
    "Complicómetro"

    Por vzs complicamos sem razão é verdade ,mas que fazer? Nascemos assim.

    Jokas:))

     
  • At 24/5/06 23:19, Blogger Alien8

    Já conhecia a anedota, mas foi bom lembrá-la, porque é notável.
    Um abraço.

     
  • At 24/5/06 23:43, Blogger Mónica Lice

    Pois é... uma evidência...:)

     
  • At 25/5/06 09:47, Blogger Dark-me

    Poisssssssssssssss.
    Eu às vezes tb uso o complicómetro :)
    Jinhos

     
  • At 25/5/06 10:23, Blogger alice

    bom dia, josé

    ainda bem que te reencontro

    há muito que não te visitava

    espero que estejas bem

    um grande beijinho

    alice

     
  • At 25/5/06 11:25, Blogger wind

    Gargalhadas, genial, às vezes o óbvio não se vê. É incrível:) beijos

     
  • At 25/5/06 14:37, Blogger Maria P.

    O meu complicómetro está sempre em excesso de velocidade!!

    bjo.

     
  • At 25/5/06 16:44, Blogger Inha

    A anedota está um espanto (eu não conhecia), mas faz juz à singularidade do Mestre!

    Nós, de facto, complicamos tudo!:(


    BeijInha Grande

     
  • At 26/5/06 00:27, Blogger Tetracloro

    José, e se um dia acordares de manhã e tiveres 4 tomates, não penses que és o super-homem.
    É simplesmente o Sherlock Holmes com as suas macacadas :)

     
  • At 26/5/06 11:55, Blogger José

    claudia_peixinha,
    que fazer?... por mim, continuar a complicar... lool
    jinhos

    alien8,
    é notável de facto.
    abraço

    a lice,
    elementar, minha cara... loool
    jinhos

    dark-me,
    usamos todos... quando o uso, na hora passo-me... mas depois riu-me das minhas complicações... lool
    jinhos

    alice,
    tirando o complicómetro... tudo desliza... e contigo? tudo bem?
    jinhos

    wind,
    já tive amigos que tiveram de reler para descobrir a piada... na primeira leitura entraram na lógica do Watson... hehehe...
    jinhos

    maria p.
    arranja um a diesel... loool...
    o problema não é o complicómetro é, às vezes, darmos-lhe muita importância...
    jinhos

    inha,
    para que servem os sábios?... lool... para, isso mesmo... para nos ensinarem a complicar... lol...
    jinhos

    tetra,
    Ohhhhhhhh... porque me desenganaste?... lol
    abraço

     
  • At 2/6/06 12:01, Blogger pisconight

    Já conhecia, mas é sempre bom recordar...
    ;)