02 novembro 2006
José

E agora, José?
A festa acabou,
a luz acabou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora José?
e agora você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio-e agora?

Com a chave na mão,
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.

Carlos Drummond de Andrade

José, dont worry, be happy, now!
 
posted by José at 13:37 | Permalink |


3 Comments:


  • At 6/11/06 23:11, Blogger Meia Lua

    E entao? Que pasa? ;)
    beijinhos

     
  • At 8/11/06 00:23, Blogger José

    E agora, José?
    A festa acabou,
    a luz acabou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora José?
    e agora você?
    ...

    Este era o post que me apeteceu fazer há um ano... mas, na altura, pareceu-me demasiado deprimente... em vez de o fazer, meti-me num avião e fui passar 3 semanas à Bahia... hehehe... maravilha... hehehe...

    Agora, olho para o poema e sorriu... depois começo a cantarolar: "chora, agora, Josezito, chora qu'eu me vou embora para não voltar..."
    (bem entendido que neste, o Josezito, não sou eu... hehehe).

     
  • At 9/11/06 17:44, Blogger wind

    Este poema é uma delicia.
    beijos